Os cães de trabalho, quer seja para polícia, defesa civil, alfândega, guia de cegos, caça de pequenos ou grandes animais, devem ser fisicamente bem preparados para exercer tais funções.
Acostumados originariamente em alcateias, como os lobos nas densas florestas, soltos e livres, porém selvagens, os cães foram sendo domesticados e passaram a conviver com os homens e a fazer parte do mundo civilizado. A partir do final do século passado, quando o homem resolveu fazer cinotecnia, os cães passaram a ser criados em confinamento, dentro de canis, e surgiu a necessidade de substituir a natureza com exercícios que pudessem desenvolver suas musculaturas.
O ideal seria criar os cães soltos. Dentro das nossas limitações, precisamos utilizar os modernos recursos da tecnologia e trabalharmos com sofisticados equipamentos de musculação.
Nesse momento, surge a primeira grande dificuldade: fazer com que um cão execute um trabalho. Para os humanos, os instrutores de educação física podem explicar os exercícios, como e o que devemos fazer. Mas, como pedir a um cão ou mandar que ele faça dez flexões ou trinta abdominais?
Assim, teremos de treinar, adestrar o cão, especificamente para que ele execute os exercícios que irão lhe proporcionar esse ou aquele desenvolvimento muscular.
O método de condicionamento para os cães executarem os exercícios de musculação é o mesmo que usamos para os demais exercícios, só que depende, muitíssimo mais, da imaginação do treinador.
Nenhum comentário :
Postar um comentário