Por que os cães mordem?

Nós já abordamos aqui que quando decidimos comprar um cão devemos observar sua procedência e se ele apresenta uma série de características que podem influenciar, diretamente, no seu comportamento. Isso significa que é o somatório das informações básicas que vão moldar o caráter do indivíduo (no caso o filhote) e varia de 0 a 50 dias no período crítico, a até 6 meses no período de estabelecimento do código de ética.
É nesse período que o filhote recebe as informações de quem é ou são seus pais, seus semelhantes, sua família. No nosso entender, é nesse período que podemos e devemos ensinar ao nosso cão ter coragem no relacionamento com pessoas, permitindo que ele conviva com diversos exemplares da espécie humana.

Enquete: O cão é “O” culpado?

Todos nós amamos os cães, mas, para podermos amá-los, primeiro teremos que amar a nós mesmos. Ninguém solicita a um mendigo conselhos a respeito do mercado financeiro.
Hoje, que estamos atravessando uma época de violência, existe o perigo de que o cão que utilizamos para nos defender seja mais uma arma para aumentar a violência. Os jornais são incansáveis em publicar artigos sensacionalistas de cães que estraçalharam crianças e velhos.

Frequentemente ouvimos, contados pelos próprios donos, casos de agressões por parte dos cães a pessoas inofensivas.

agressividade_dos_cachorros

Caráter e temperamento do cachorro

Existem muitas discussões com referência ao temperamento dos cães: animais de "bom temperamento", de "mau temperamento" e até "sem temperamento". As pessoas costumam confundir temperamento com agressividade ou coragem.
Temperamento é, apenas, uma palavra inventada pelo humano para designar uma das características genéticas dos seres. Os geneticistas e psicólogos que estudaram a matéria necessitaram duma determinada terminologia para discorrer sobre ela.
O comportamento humano é comandado, dirigido e orientado pela personalidade. Para o canino, em lugar de personalidade, que vem de persona, vamos adotar cinolidade, que vem de cino (do grego kyon, kynós, pelo latim cyno = cão).

cachorro-agressivo

Como funciona o corpo do cachorro

Sendo este site sobre adestramento de cães, seria monótono entrarmos em detalhes com relação a níveis auditivos, acuidade visual e sensibilidade olfativa, tátil e gustativa dos cães.
Entretanto, alguns dados são muito úteis, uma vez que nos propomos uma comparação entre o humano e o canino.
Os órgãos receptores das informações externas, tanto os nossos quanto os dos cães, são semelhantes: olhos, ouvidos, nariz, língua e sensibilidade cutânea (tato).
Esses órgãos trabalham em conjunto e cada um é responsável pela percepção de uma parte do espectro eletromagnético.

partes_do_corpo _do_cachorro

Antes de educar um cão em casa

A diferença básica da educação dum filho para a educação dum filhote é que um nasce no lar e o outro é adotado.
A primeira educação e os primeiros ensinamentos são fornecidos pela mãe em ambos os casos. O filhote, tecnicamente, deveria permanecer em convívio com sua mãe até os 3 meses de idade, quando ele próprio já não necessita da companhia de seus irmãos já está em condições de compreender as ''brincadeiras" humanas.

Como entender seu cão

Os cães de trabalho, quer seja para polícia, defesa civil, alfândega, guia de cegos, caça de pequenos ou grandes animais, devem ser fisicamente bem preparados para exercer tais funções.

Acostumados originariamente em alcateias, como os lobos nas densas florestas, soltos e livres, porém selvagens, os cães foram sendo domesticados e passaram a conviver com os homens e a fazer parte do mundo civilizado. A partir do final do século passado, quando o homem resolveu fazer cinotecnia, os cães passaram a ser criados em confinamento, dentro de canis, e surgiu a necessidade de substituir a natureza com exercícios que pudessem desenvolver suas musculaturas.

Como escolher um filhote de cachorro

Comprar um filhote ou assessorar a compra dum filhote é uma tarefa ingrata, se for encarada profissionalmente. O método correto de escolha elimina o fator afetivo.

A eleição deverá ser feita com base na análise das características particulares de uma raça e a comparação com a lista das necessidades do futuro proprietário. Os temperamentos deverão ser compatíveis e os génios, irmãos.

A boa aquisição é aquela que irá satisfazer o futuro proprietário, preenchendo os requisitos por ele listados.
A melhor maneira de decidir as respostas, com precisão, é fazendo perguntas apropriadas. Uma espécie de check-list.

Como ler o pedigree de um cachorro

O pedigree é o único meio, além da observação do físico e da mente, que temos para conhecer os ancestrais do exemplar que estamos escolhendo e que vai conviver conosco pelos próximos dez anos. O parentesco é classificado em graus. Os irmãos são o parentesco mais próximo: zero grau. Os pais são parentes de primeiro grau dos seus filhos. Os avós têm parentesco em segundo grau com seus netos; os bisavós têm parentesco em terceiro grau com seus bisnetos e assim por diante.

O que é o pedigree de um cão

Mas, como surgiram as raças puras, os pedigrees, os registros de nascimento, se houve uma época em que ninguém se preocupava com isso? Para que serve um papel desses? Será que é só para sofisticar e encarecer o filhote na hora de vender? Qualquer um que se dedica ao estudo da cinotecnia, deve considerar este conhecimento.

No interior, caça-se com cães bastardos. Acontece que nem todos são bons caçadores. Quando alguém tem uma fêmea boa, todos os outros companheiros ficam de olho nela porque sabem que o proprietário dela vai andar léguas até encontrar um macho, também bom de caça, para cruzar e, quando nascer a ninhada, cada um vai querer um filhote de pais bons caçadores. Pedigree é o registro dessa ninhada. A vantagem de se registrar e guardar esse documento é que, se der certo, esse acasalamento deverá ser repetido.

Como identificar a genética perfeita do cão

As noções de genética que vamos abordar neste artigo não pretendem ensinar a ciência da criação, mas fornecer informações que irão, mais tarde, auxiliar na escolha da raça, do canil onde comprar, do sexo do filhote e do seu temperamento.

Se aceitamos a ideia de que hoje a genética é uma ciência, devemos, por princípio, nos afastar, o máximo possível, do fator sorte. Quando visitamos uma ninhada heterogênea, onde se encontra um filhote de excelente qualidade e irmãos medíocres, podemos considerar que o acaso teve forte participação. Isso revela pouco conhecimento de criação. Na compra desse excelente filhote, o risco de falhas genéticas será, seguramente, transferido para seus descendentes.

Qual o padrão oficial das raças de cachorros

Hoje em dia, não só para criadores ou donos de lojas especializadas em artigos para cães, conhecer o padrão oficial das raças de cachorros bem como sua utilidade é bastante importante. Sobre isso, é necessário fazer algumas importantes considerações derivadas do estudo das raças dos cães.

O mestiço é, sem dúvida, a mais inteligente das raças caninas. O famoso SRD é a única raça que se adapta, sob medida, ao trabalho circense.

Depois de cinco gerações semelhantes, as raças podem ser consideradas puras. "Gerações semelhantes" quer dizer que os filhotes nascidos desses animais guardam as mesmas características de aparência geral, de cor e de proporções. Nesse momento, reúnem-se os criadores mais dedicados e, em assembleia, elaboram um padrão que descreva, da maneira mais fiel, as características dessa raça.

Origens e desenvolvimento do cão de guarda:

Pode-se especular muito sobre as primeiras pessoas que conviveram com cães, inclusive, se foram, realmente, pessoas ou Homens de Neanderthal os primeiros a conviverem com cães, mas isso, cremos, não deve ser muito importante. Desde as tribos nómades da Pré-História tem-se registro de convivência dos primeiros humanos com os primeiros chacais, ancestrais do nosso cão hodierno.

É claro que a ideia de treinar, amestrar ou adestrar, como queiram, também não tem uma data precisa para seu início. O registro que vai nos importar é a data aproximada e as razões sociais que levaram os humanos a treinar cães para as funções que hoje nos levam a esses estudos por meio da cinotecnia, ou seja, final do século passado e início deste.